sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Mercado de Transferências - Destaques

Depois de analisar os 3 grandes e o Braga (ou se preferirem os 4 grandes :D), viro-me para alguns destaques nos outros clubes.

O Rio Ave contratou o médio brasileiro Felipe, que se diz "veloz e habilidoso", e assegurou o empréstimo de Nélson Oliveira (uma das maiores promessas da formação do Benfica este avançado) e o já conhecido mas afastado durante um largo período de tempo devido a duas lesões graves consecutivas no joelho, Bruno Moraes. Quanto a este jogador, há bastante dúvidas com relação ao seu estado físico.

A Olhanense reforçou-se na frente de ataque com Yazalde e supriu a vaga deixada por Miguel Garcia com Lionn.

A União Leiria penso que mais importante que os reforços, é queaté agora tem conseguido segurar os avançados Cássio e Carlão. Dois jogadores com bastante mercado, inclusive em Portugal. Aproveitou para contratar o cental internacional português Zé António e o avançado Zahovaico.

O Leixões depois de uma 1ª volta em nadas parecida com a da época anterior, decidiu investir e assegurou o avançado João Paulo, para mim uma excelente aquisição, juntamente com Didi e Antunes, jogadores bem conhecidos de José Mota, nos tempos do Paços Ferreira. Didi penso que vai ser uma peça fulcral no onze do Leixões.

Por falar em Paços de Ferreira, os "castores" apostaram no regresso do médio André Leão ao futebol português. Um bom reforço parece-me ter sido Pizzi, o jogador estava emprestado pelo Braga ao Covilhã. O avançado, fez um bom jogo de estreia no Dragão e no jogo seguinte saltou do banco para marcar um golo preponderante. Também rumaram à "capital do Móvel" o médio portugûes Livramento, que se encontrava desempregado e o brasileiro Bruno.

António Conceição desde que chegou ao Belenenses adoptou um discurso a mostrar que esta abertura de mercado teria de ser bem aproveitada pelos dirigentes para que a equipa tivesse melhores condições de conseguir a manutenção. Até agora contam com o central ex-Estrela da Amadora, Mustafa.

O bem conhecido Roland Linz, está perto de poder regressar a Portugal e mais precisamente regressar ao Minho, mas, desta vez para ingressar no rival Vitória de Guimarães. Chegou também à cidade berço Henrique, avançado de 22 anos do Corinthiams e o central Valdomiro ex-Trofense.

O Nacional parece-me que mais importante que reforços, seria o regresso mais rápido possível do Prof. Manuel Machado. Penso que é notória a sua ausência. Entretanto o Nacional, investiu forte no Brasil, recrutando por emprétimo de ano e meio Pedro Oldoni, avançado do Atlético Paranaense, Alex Bruno e Diego Barcellos.

Ainda na Madeira, o Marítimo confirma que o mercado preferencial dos madeirenses é o Brasil. Rafael Miranda, Yuri, Kleber e Tchô são as aquisições.

A Naval assegurou o jovem central Adriano, ex-Santa Cruz.

Era notória as dificulades do Setúbal e os dirigentes apercebidos dessa situação não queriam desperdiçar a reabertura de mercado e contrataram o campeão nacional Ricardo Silva, Ney e o médio Neca.

O único clube que aqui não falamos é a Académica de Coimbra. Embora ainda não tenha garantido a manutenção, seriam de esperar reforços para algumas posições, nomeadamente a baliza e um ponta de lança. Mas até agora é do desconhecimento público quaisquer contactos. Provavelmente a direcção tem total confiança na equipa que pouco alterou da que no ano passado ficou na 7ª posição.

Sem comentários: