segunda-feira, 24 de maio de 2010

Resumo Época 2010-11

O universo do futebol em clubes terminou no passado sábado, com a vitória do Inter na Final da Liga dos Campeões.

José Mourinho subiu, novamente, ao lugar mais alto do pódio do futebol mundial.

Nós por cá, vimos o Porto vencer a final da Taça de Portugal contra o Chaves. Os Transmontanos jogaram cara a cara com os azuis e brancos, mas a diferença de qualidade não deixou haver lugar para mais suspresas.

Quanto à Liga de Futebol, Benfica e Braga protagonizaram um super campeonato, em que perda de pontos foi sempre proibitivo.

O Benfica deste ano, comandado por Jesus foi demasiadamente forte para a concorrência. Di Maria e Fábio Coentrão na esquerda, Cardozo e Saviola na frente, Aimar em classe, Javi Garcia a equilibrar, David Luiz e Luisão a dar a segurança... Resumindo foi o colectivo muito forte que levou de vencida.

O Braga, esteve muito perto do céu. Nunca esteve tão perto e poderá nunca mais estar em situação tão priveligiada. Mais do que valores individuais, os bracarenses primaram por um colectivo muito forte, em que saídas e castigos não afectaram. Muitas resultados construídos com pragmatismo, mas com muita vontade e garra.

O Porto, quanto a mim não previa um Benfica e Braga tão fortes e deu-se ao luxo de relaxar. Nota-se já que a preparação da nova época vai ser completamente diferente. No entanto, Falcão foi o grande artilheiro, sendo dos poucos que merecia algo mais. O Porto acabou o ano a jogar em 4-4-2, fruto de uma época algo atípica em relação a lesões.

O Sporting foi a desilusão do campeonato. Uma época que em nada correu bem. Uma época que continuou a mostrar as debilidades da direcção do Sporting. Pongolle, João Pereira e Pedro Mendes tentaram dar alento em Janeiro. O primeiro, nada acrescentou e passou comletamente ao lado, o segundo já prometeu, mas um erro compremeteu o seu lugar. Pedro Mendes, foi o mais barato e o único que se firmou de pedra e cal no meio campo sportinguista. Miguel Veloso, para mim renasceu para o futebol nesta época fruto do bom trabalho de Carvalhal.

O Marítimo, à última jornada conseguiu a tão desejada Liga Europa que parecia muito longe aquando da saída de Carvalhal do comando técnico. Baba, a caminho provavelmente do Corunha, foi a grande figura dos verde rubros.

O Guimarães desiludiu-me bastante nesta recta final. Perder a Liga Europa, em posição de vantagem, perante os seus adeptos é algo difícil de digerir. Nuno Assis, foi a grande figura dos guimaranenses. Destaco também a dupla de centrais Lazareti e Valdomiro. Este último tem um jogo aéreo impressionante e gosta de mostrar uma veia goleadora sempre que pode.

O Nacional, teve a época marcada pelo internamento de Manuel Machado. Uma época de altos e baixos, não deram a tranquilidade pela busca do 5º lugar. Edgar, prometeu muito no início da época, mas aos poucos foi se devanecendo. João Aurélio, parece ser um bom valor futuro.

Sem comentários: